Página oficial Turismo de Coimbra

A Universidade de Coimbra

Fundada em 1290 por D. Dinis, a Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo e a mais antiga instituição de ensino superior de Portugal.

"A Universidade de Coimbra destacou-se como um centro de produção e transmissão de conhecimento, exercendo influência em quatro continentes que compunham o antigo império português."

A Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa, foi classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2013. Fundada por D. Dinis em 1290, originalmente em Lisboa, a universidade foi transferida definitivamente para Coimbra em 1537, passando a ocupar os edifícios do Paço Real. Durante os reinados de D. João V e D. José I, a instituição sofreu profundas reformas, tanto no ensino como na construção de novos edifícios, marcados pelos estilos barroco e neoclássico.

 

O reconhecimento pela UNESCO deve-se à sua relevância histórica e cultural, que ultrapassa fronteiras. A Universidade de Coimbra destacou-se como um centro de produção e transmissão de conhecimento, exercendo influência em quatro continentes que compunham o antigo império português. Além disso, reflete períodos marcantes da história da arquitetura, da arte e da organização espacial e cultural de Portugal. A sua longa trajetória está ligada a reformas ideológicas, pedagógicas e culturais, representando um importante marco na evolução do pensamento e do saber.

 

A Universidade de Coimbra desempenhou também um papel fundamental na consolidação da língua portuguesa, afirmando-se como um centro literário de excelência e um difusor de novas ideias. Muitos escritores e promotores da língua e da cultura portuguesas passaram pelos seus corredores, reforçando a sua contribuição única para a unidade cultural e linguística do país.

Porta Férrea, o imponente portal de entrada da Universidade de Coimbra

"A Universidade de Coimbra destacou-se como um centro de produção e transmissão de conhecimento, exercendo influência em quatro continentes que compunham o antigo império português."

Descubra o Paço das Escolas
O Paço das Escolas é um dos mais emblemáticos e históricos complexos da Universidade de Coimbra, localizado no coração da cidade. Originalmente um palácio real, foi doado em 1537 por D. João III para ser o núcleo da universidade, quando esta se fixou definitivamente em Coimbra. 

Lugar icónico de Coimbra, composto por várias estruturas de grande beleza, está classificado como Património Mundial da Humanidade desde 2013.

Não sabe por onde começar?

Porta Férrea

Entrada do antigo Paço Real à qual são adicionados, em 1634, dois portais com esculturas alegóricas das antigas Faculdades (Medicina, Leis, Teologia e Cânones), o rei fundador e o rei que estabelece permanentemente os Estudos Gerais em Coimbra (D. Dinis e D. João III) e a Sapiência, insígnia da instituição.

Monumento a D. João III

Estátua monumental, inaugurada em 1948, representando o monarca. Transmite hieratismo e alguma rigidez formal, enquadrando-se no carácter historicista e modernista da ideologia oficial do Estado Novo seguida por Francisco Franco, seu autor, considerado um dos protagonistas da estatuária oficial do regime.

Via Latina

Grande colunata, de finais do século XVIII, cujo nome relembra a antiga regra que proibia qualquer outro idioma que não o latim quando por ela se passava.

Sala dos Capelos

Antiga sala do trono do Paço Real que, no século XVII, é adaptada para receber os mais importantes atos da vida académica: abertura solene do ano letivo, provas doutorais, imposição de insígnias, investidura de reitores, entre outros.

Sala dos Archeiros

Sala adaptada, durante o período da Reforma Pombalina, para guardar as armas da Guarda Real Académica.

Sala do Exame Privado

Antiga Câmara Real remodelada no início do século XVIII. O seu nome relembra o tempo em que algumas provas orais eram realizadas de portas fechadas.

Gerais

Ocupando parte da antiga ala da rainha, o pátio, de estilo clássico, de dois pisos, à volta do qual se dispunham as salas de aulas dos estudos gerais, resulta de obras de remodelação, tendo o piso superior sido executado pelos mestres de obras Manuel Alves Macamboa e José de Carvalho.

Torre

Ex-libris da Universidade e da cidade, a torre atual foi construída no século XVIII, com traços barrocos italianizantes de António Cannevari e execução de Gaspar Ferreira. No topo, quatro relógios e sinos históricos regem a vida académica, como a "cabra" (1741) e o "bolão" (1561).

Escadas de Minerva

Em consequência das reformas de que o edifício foi alvo é dado, por volta de 1724, a Gaspar Ferreira a tarefa de recriar as escadas de comunicação entre a universidade e a rua pública.

Capela de São Miguel

Antigo oratório do Palácio Real, datado do século XII, é alvo de grandes obras de ampliação durante o período manuelino, onde trabalharam Marcos Pires e Diogo de Castilho. O portal é uma alegoria à ideologia política do Rei D. Manuel I – é rei por direito divino!

Casa da Livraria | Biblioteca Joanina

Obra ímpar e reconhecida internacionalmente é habitualmente conhecida por Biblioteca Joanina, dado ter sido obra realizada no reinado de D. João V, cujo retrato, de grandes dimensões, da autoria de Dominico Duprá, ocupa o topo do interior da biblioteca.

Prisão Académica

Estabelecida, em 1593, na ala norte do edifício, antigo cárcere real, mandado construir por D. João I, foi transferido, em 1773, para a infraestrutura da Casa da Livraria.

Colégio de São Pedro

Estabelecida, em 1593, na ala norte do edifício, antigo cárcere real, mandado construir por D. João I, foi transferido, em 1773, para a infraestrutura da Casa da Livraria.

Preparar visita

Reserve a sua visita de forma cómoda.

Posto Municipal de Turismo

Praça da República
3000-343 Coimbra, Portugal

© Página oficial Turismo de Coimbra