Página oficial Turismo de Coimbra

O brasão de Coimbra: lendas e histórias que marcam a cidade

O brasão de Coimbra, tal como o conhecemos hoje, foi fixado em 1930, mas a sua história remonta a séculos de evolução e reinvenção.

A versão atual apresenta uma figura feminina coroada, ladeada por um leão e uma serpe alada, com uma taça dourada ao centro. Ao longo da história, estas figuras têm sido interpretadas de diversas maneiras, com explicações que variam entre o lendário e o simbólico. Desde a Idade Média, o brasão de Coimbra tem sido uma representação das suas conquistas, resiliência e do papel central da cidade na história de Portugal.

 

Entre as muitas lendas associadas ao brasão, a mais célebre é a de Cindazunda, uma princesa sueva oferecida em casamento por seu pai, Hermenerico, ao rei dos alanos, Ataces, como forma de selar a paz após uma derrota militar. A figura feminina do brasão seria Cindazunda, simbolizando o sacrifício e a união entre povos. A taça representaria as bodas, enquanto o leão e a serpe alada (ou dragão) personificariam os dois reis, que passaram de inimigos a aliados. Esta versão, popularizada por Frei Bernardo de Brito, capturou a imaginação de gerações e tornou-se uma das explicações mais aceites para o brasão.

História do Brasão de Coimbra
Brasão de Coimbra

No entanto, o mistério da figura feminina permanece. Alguns acreditam que a donzela do brasão possa ser a ninfa do Mondego, cuja lenda originou o nome do rio que banha Coimbra (“Fábula do Mondego”, que narra os amores infelizes entre um jovem de nome Diego, com uma ninfa do rio Monda, o que viria a originar o actual nome do Rio Mondego), enquanto outros autores defendem que poderia representar a Rainha Santa Isabel, a padroeira da cidade, conhecida pela sua intercessão pacificadora entre Castela e Portugal.

 

Será a enigmática figura a princesa Cindazunda, símbolo de sacrifício e reconciliação, ou a mítica ninfa guardiã do Mondego? O brasão de Coimbra mantém este mistério vivo, alimentando a rica tapeçaria de histórias que envolvem a cidade.

Posto Municipal de Turismo

Praça da República
3000-343 Coimbra, Portugal

© Página oficial Turismo de Coimbra